Com o intuito de satisfazer a minha curiosidade e talvez a de mais alguns ou mesmo de todos nós, decidi pesquisar aquela que se diz ser a fonte que serviu de "base" à fenomenal obra de Federico Garcia Lorca, "Bodas de Sangue". Foi então que num pequeno livro optei por ler aquela parte que muitas vezes dispensamos: introdução/comentário.
Encontrei então a noticia que supostamente moveu Lorca, publicada no jornal El Defensor em Julho de 1928. Aqui deixarei para que todos leiam (ou não).
"Trágico final de una boda. Es raptada la novia, siendo más tarde asesinado el raptor. El misterio envuelve el suceso. Es detenido el novio burlado."
"Almería 24 de Julio de 1928 - Noticias recebidas de Híjar dan cuenta de un trágico suceso ocurrido con motivo de celebrarse una boda, apareciendo hasta ahora rodeado de un grand misterio.
En la mañana de ayer contraía matrimonio una agraciada joven de veinte anos, hija de un rico labrador, habitante de un cortijo cerca de dicho pueblo.
En la casa se reunieron novios, padrinos y numerosos invitados de las aldeas próximas.
Cuando se iba a celebrar la ceremonia religiosa, notaron que la novia había desaparecido, y por muchas gestiones que se practicaron no pudo ser encontrada.
El novio, avergonzado, salió en su busca y tampoco logró encontrarla.
Los convidados se retiraron cada cual a su domicilio.
Uno de ellos, montado a caballo, se dirigía a su cortijo, cuando a unos ocho kilómetros divisó el cadáver de un hombre tendido sobre la cuneta y oculto con matorrales.
Descendió de la cabalgadura, viendo con surpresa que era un primo de la novia, que se oponía a sus relaciones.
Pidió auxilio, dando cuenta de lo ocurrido, y a poco se personó en aquel lugar la Guarda Civil, practicando numerosas investigaciones.
La Benemérita encontró la novia en un lugar muy próximo al sitio donde se encontraba el cadáver de se primo, quien se apellidaba Montes Cañada y tenia treinta años de edad.
La novia, cujas ropas estaban desgarradas, desclaró que ella se fugó con su primo porque era a quien amaba, pero que en su huida les salió al encuentro un enmascarado, quien hizo cuatro disparos contra el primo, dejándolo muerto en el acto.
Los pendientes de la novia fueron encontrados cerca del cadáver.
El novio burlado ha sido detenido [...]"
Esta foi então a noticia que Lorca leu e à qual lançou o comentário "un drama difícil de inventar". Numa entrevista a irmã de Lorca, diz lembrar-se do momento em que Federico leu a noticia e do que mais tarde lhe disse e passo a citar: "Recuerdo a Federico leyéndome la noticia de una novia de Almería que el día de su boda se escapó con su anterior amante. [...] Aparentemente el relato periodístico quedó olvidado. Sin embargo, algun tiempo después Federico me habló de una idea que tenía para una tragedia: estaba baseada en el incidente de Almería."
Aqui ficou apenas a noticia de dia 24, o caso só ficou no entanto resolvido no dia 27 de Julho com a revelação da noiva de que quem tinha morto Montes Cañadas tinha sido o irmão do noivo.
Além desta curiosidade que pessoalmente me interessou e espero que até vos interesse, nem que seja para satisfazer algum tipo de curiosidade, há uma outra e desafio todos os que lerem esta noticia a observarem as datas. Ora bem, devem ter reparado que bate com os dias da estreia e restantes espectáculos estando por isso a fazer 79 anos que tudo se passou, pois é, quem sabe não teremos forças do nosso lado, e para quem acredita na reencarnação quem sabe se já não viveu isto!
E agora termino a desejar que melhoremos nos últimos três ensaios, e esta quinta-feira é já o antepenúltimo. Beijos e Abraços.
5 comentários:
Ah, não comento? Não comento? Agora comento-te isto pra depois te esfregar com isto na cara! Ah e tal, "Paraíso, eheheh"... Mas qué isto pá?! Tás a precisar de umas navalhadas... Tás tás.
Tu não te estiques que eu chamo o Quim! Vê lá vê...
Mas olha, cá estamos. Tou a ver que estás mesmo dentro da cena, grande trabalho de pesquisa e assim... Tás mesmo ancioso que aqui o jovem te mate, né?
Hei-de voltar a escrever aqui, para ter mais com que te esfregar na cara. Até lá, vemo-nos na "novela" lol. Fica bem.
Bem..ta's mesmo empenhado nisto paa' (adorei a ideia do blog^^)!
Se calhar..estamos todos a andar atras' dos panos e de repente aparece o fantasma do primo da noiva (como a tal historia' da tal mao' qe tu e o gonçalo andaram a contar... XD ) LOL
vaa'...beijocas*
Ora uma das coisas boas das grandes obras, é despertar a curiosidade e a necessidade de saber mais e querer aprender mais e neste aspecto a coisa funcionou...esperando que funcione na carne... em palco.
R.
Txiii o homem tá mesmo dentro da cena... mas k cena marada!!!
Assim é k é... o pessoal tem de se esforçar!!
e principalmente o Noivo tem de tar calado no camarim... tá sempre a falar e é sempre apanhado!
ate' parece qe o QUIMBOIO MC nao' fala bastante...ontem entao' nao' te calavas!
LOL
(nao' ligues ao MC...LOL)
Postar um comentário