terça-feira, 16 de junho de 2009

Concentração

A concentração é uma ferramenta indispensável no teatro, no entanto, nem todos temos consciência disso. Como tal, trago uma citação que ilustra muito bem essa importância. Talvez seja uma ajuda para alguns, ehehehe.


"Um mestre Zen comparou certa vez os humanos a marionetas. No momento do nascimento e da morte as suas cordas são esticadas de forma muito apertada ou até repentinamente partidas. Quando se morre, disse, a corda parte-se e, com um som, o boneco colapsa.

O mesmo se passa com os actores quando estão em cena. Tu és um boneco preso e manipulado pelas “cordas” da tua mente. Se o público reparar nessas “cordas”, a representação torna-se desinteressante. Mesmo que necessites de manter uma concentração forte a todo o momento, durante a acção e durante a imobilidade, estas “cordas” nunca podem tornar-se visíveis. O público jamais te pode ver a concentrares-te.

Por outro lado, se a tua concentração vacilar, é como se as cordas do boneco ficassem lassas. A acção fica suja e os espectadores sentem-se a observar um boneco, ao invés de acreditarem que estão mesmo diante de um ser vivo. Da mesma maneira, se a “corda” da concentração do actor tornar-se lassa, a representação não resultará. Só quando se mantiver tensa mas invisível a representação soará verosímil e orgânica: completamente desperta."


OIDA, Yoshi e MARSHALL, Lorna. The invisible actor. London, Metheun, 1997, p. 17.

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